Saturday, May 31, 2008

Insuficiência da simultânea beleza interior e exterior

Às vezes, como português, olho para os escandinavos assim como os insignificantes hobbits embasbacavam a olhar para os elfos. Eles são todos lindos e elegantes (acho que posso dizer isto sem problemas), e parecem conservar uma aura mágica de superioridade, superioridade que reconheço sem rodeios, na minha baixa estatura (qualquer escandinava é mais alta do que eu) e preocupação insignificante com prazenteirices e refeições. Eles são os melhores. Mas não me lixem; a hora de salvar o mundo vai ser a nossa hora.

Sunday, May 25, 2008

Não há uma A.N.I.M.A.L. equivalente?

A palavra respeito clama em agonia que não a extingam. Depois da perseguição que os rappers lhe movem, agora isto:

«(...) Na minha filosofia isso significa que foi uma má temporada, mas numa filosofia de derrotado isso significa uma grande época, algo que respeito», afirmou Mourinho, em declarações à imprensa inglesa.»

Não há nenhuma associação que a proteja?

Friday, May 16, 2008

Da bola IV

De facto, o Benfica que valeu a pena.

Já tive o privilégio de marcar golos ao guarda-redes mais alto, no tempo em que dizíamos que ele era só tamanho. O meu irmão já jogou com o gadelhudo por baixo do engravatado.

Wednesday, May 14, 2008

Quem quer saber do avô da Carla Bruni?

Há quem fique revoltado com a justiça bíblica, que se estende à descendência, e à terceira e quarta geração. No entanto, julgo que temos na imprensa bons exemplos de como conseguimos ser bem piores, em que conseguimos estender maldições (a da fama, neste caso) à ascendência, até à segunda geração.

Tuesday, May 13, 2008

Do Bob Geldof III

Ao que parece há desenvolvimentos, que não sei interpretar.

Entretanto, deixo aqui um pouco de opinião pessoal sobre o início. O que irrita nisto é ser um músico a fazer destas declarações. Ainda se fosse um jornalista, um médico, ou um industrial lá do sítio (sei lá) que tivesse de facto alguma coisa a ver com o assunto, e que pudesse dar seguimento, e até beneficiar da sua resolução. Mas não, foi um músico popular, não angolano, que em relação ao seu ofício, só tem a beneficiar (lucrar?) com estes possíveis problemas da injustiça no mundo. Ainda por cima, numa conferência supostamente séria. Estes anormais do rock nem sequer têm de pensar se este tipo de denúncia é a melhor forma de resolver o problema, só têm é de chamar burros aos outros. Para eles, é tudo tão simples. Eles quase não têm culpa, são uns inocentes, tipo Adão e Eva antes da Queda na imaginação colectiva. Agora, se existem criaturas pensantes e trabalhadoras que aménizam este fulano, julgo que será pior.

Por isso, viva a liberdade de imprensa, e faço votos que o Bob Geldof desapareça de cena e não volte a interferir desta forma. Deus queira que apareça alguém com coragem para fazer este tipo de denúncia mas que tenha alguma legitimidade para as fazer.

PS: dá-me a sensação que esta urgência dos artistas em ajudar os outros sai do pânico que os invade ao perceberem que investiram os melhores anos da vida deles a aprender a entreter o próximo, em vez de aprenderem a ajudar o próximo. Tudo de bom em reconhecer isso, mas regra geral, quando alguém reconhece uma falha, costuma ter uma atitude menos altiva.

Labels:

Sunday, May 11, 2008

É plágio! - 6





Uns tentam ver-se livres da bola. Já o outro...

Homenagem ao maestro - 3 - O desespero

Rui Costa até aos 40!!!

Homenagem ao maestro - 2 - Ressucitar coisas

Monday, January 17, 2005

Homenagem a "il Maestro"
(Antes que acabe a carreira, e logo venham as carpideiras todas contar das suas virtudes)Tens sido ao longo do tempo o meu jogador preferido. Aliás, de todos os membros do estrelato, nacional e internacional, sempre foste o que me causou a melhor impressão. Mais do que qualquer estrela da música ou do cinema. Mais do que o Johny Depp ou o Jorge Palma.Foste dos poucos jogadores, dos únicos, que alguma vez vez vi a jogar com o coração. Já vi os que jogavam com as mais variadas partes do cérebro, já vi os que jogavam com os tomates, já vi os que jogavam com alegria, já vi os que pura e simplesmente jogavam, mas a ti, quase sempre te vi a jogar com o coração. Sim, "quase sempre", porque tu és um homem. Dos poucos jogadores de futebol que aparentaram dar o salto de rapaz para homem, ainda durante a vida de jogador.Admiro a tua fixação pelo Benfica, enquanto estiveste no Benfica, assim como a tua fixação à Fiorentina, enquanto por lá estiveste. Ficaste lá até ao fim. E quando por fim esse final chegou, mantiveste-te no Calcio, campeonato conhecido por ser o "dos duros". Dos rijos dos queixos.Se um dia fosse jogador de futebol, gostava de jogar como tu, inteligente, sempre agarradinho ao chão, com dois olhos a valerem por quatro, e com o radar sempre apontado para a baliza, prestes a ordenar o lançamento de uma monumental pastilha.Foste o número dez por onde passaste e serás sempre, mesmo que vistas uma camisola com um setenta e dois estampado na costas. Tens um dez tatuado na alma. O verdadeiro dez, a milhas de distância das más imitações.Ficarei sempre com a visão do teu golo contra a Inglaterra no nosso Euro 2004. Todo o aspecto era o de um filme. Um filme não, um desenho animado. Um animé. Eras um Tsubasa, com o equipamento rente ao corpo, e o cabelo nos olhos. Lá ias tu, galgando metros aos saltinhos, mas com a bola magneticamente colada ao chão, a passar pelos desprevenidos ingleses, quando chegaste à entrada da área e fizeste aquilo. Um comentador da televisão disse que armaste o míssil. Aquilo não foi um míssil, aquilo foi um kame ameh projectado pelos pés. Foi um golo para ser visto em ecrã 16:9. Sim, nesse dia eras um animé, enraivecido pelas más linguas, no limiar da tranformação para super-guerreiro. E soubeste-te vingar honradamente.Nunca tentaste ser outro quando falavas à imprensa, ao contrário dos outros todos. Falaste como sabias, do que sabias. Não tentaste ser mais do que já eras.Aqui fica a minha homenagem a Rui Manuel César Costa.

posted by um tiago at 13:16 4 comments

Homenagem ao maestro - 1 - Contemplar a criação

"He doesn´t score much, bu when he does, he tends to make it special", fulano escocês da Eurosport, por ocasião do golo supra postado.

É plágio! - 5



O Figo faz uma imitação de qualidade chinesa, com overdose de fortune cookies.

Thursday, May 08, 2008

Do Bob Geldof II

«Não há dúvidas que a política do Governo, pelos efeitos que acarreta, é criminosa», salientou.

A oposição a aproveitar-se da situação que nem um evangélico a atribui sentidos ao texto bíblico que ele não tem.

Do Bob Geldof I

Monday, May 05, 2008

Da bola III

Vamos apoiar os portugueses lá fora!

Este sim é assombroso e desconcertante.

Sunday, May 04, 2008

Da bola II



Sossegar dois portugueses pretensiosos de uma só vez!

Da bola I

Thursday, May 01, 2008

Aviso a cor-de-rosa

Esta coisa de haverem pessoas profissionais da religião baralha-me. Acentua-se a minha confusão quando a coisa mete direitos de autor. As boas novas que eles tanto querem anunciar já não são novas de graça. São para quem pagar a respectiva quantia, ou pelo menos, reconheça o nome autor. A nova não pode ser replicada de mão em mão, talvez nem sequer emprestada, sem que se infrinja a lei ou a vontade do autor. Eventualmente, o crente é confrontado com as boas novas dispendiosas ou o pecadilho gratuito. Juntando as duas vias, teríamos Evangelho. Assim, não temos Evangelho.

Desabafo quando ia rever um vídeo que me foi recomendado; no balanço conteúdo/forma, tinha conteúdo, mas a forma era arma de caça para os meninos da MTV melhor comportados. Ia dar uma segunda chance, mas deparo-me com o aviso a cor-de-rosa. E eu sou uma criatura susceptível.

Louvado seja o Senhor 1