Wednesday, July 25, 2007

Ilustrações

Não sei isto é habitual com os outros cristão ou noutras igrejas, mas cá nos meus círculos, a conversa descai frequentemente para o tema da liderança. Normalmente, justifica-se a necessidade de um líder, e depois, descreve-se as qualidades que o líder deve ter.
Não posso dizer que este tema não seja importante, contudo, quer-me parecer que as pessoas deviam fazer uma revisão interior antes de a começar.
Da Igreja, sabemos que é o corpo de Cristo, e se queremos ilustrar o seu funcionamento, a única metáfora possível será a de uma família, já que somos todos irmãos, e filhos de um mesmo pai.
A partir daqui, perguntar se alguém possui os atributos para ser líder numa igreja faz tanto sentido como perguntar se uma pessoa tem jeito para ser pai, tio, irmão ou filho, enfim, da família.
Portanto, acho descabido que se procure um perfil de líder que daria bons treinadores, patrões, dirigentes políticos. Porque a Igreja não é uma equipa de futebol, uma empresa, um partido.
Mas também não nego que nestas experiências se possa aprender alguma coisa sobre o funcionamento em família. De facto, eu sou o fulano que diz que aprendeu o cristianismo no andebol, antes de saber alguma coisa do C. S. Lewis.

Sunday, July 01, 2007

Brincadeiras

Depois de mais de um ano, resolvo experimentar mais uma brincadeira no Extrapolações. É o texto "Liturgia".