Friday, September 07, 2007

Da Leitura do Mero Cristianismo - Post 3

Subtítulo: também da leitura dos Pensamentos Escolhidos de Pascal

Hoje enquanto esperava pelo Hamburger Com Cebolada no Ramona, resolvi continuar com a leitura do Pascal que trago sempre na mochila, passados vários meses de interregno. Reconstituído o contexto espacial e temporal – no Ramona e à espera – cruzei-me com um parágrafo que ilustra uma das ideias presentes no Mero Cristianismo.
Reza assim:

A grandeza do homem – A grandeza do homem é tão visível que se deduz da sua miséria mesma. Pois o que é a natureza nos animais, no homem chamamos-lhe miséria; por onde reconhecemos que, sendo hoje a sua natureza semelhante à dos animais, o homem decaiu de outra natureza melhor, que outrora lhe foi própria.
Pois quem se sente infeliz por não ser rei, senão um rei destronado?


É muito parecida com uma frase que aparece no Mero Cristianismo, e que me é relembrada sempre que vejo este blog:
“Eu descobri em mim mesmo desejos os quais nada nesta terra podem satisfazer, a unica explicacao logica e que eu fui feito para um outro mundo."

E penso que é a partir desta conclusão, que já fomos melhores e que não somos o que devíamos ser, que o Lewis dá o passo à frente e diz “Não nasci para ser livre. Nasci para adorar e obedecer.” – essa conturbada frase que confronta qualquer um que visite o site do GBU. Queres falar sobre isso?
Talvez fosse melhor esperar até chegares à dita frase, mas hoje li, hoje postei. Deixa este post em lista de espera se te aprouver.

> Faço minhas as palavras do Zé; esta séries de posts tem um sistema rígido de destinatários, mas se por acaso alguém passar por este blog tiver por opinião sermos patéticos, incoerentes, ingénuos, ou simplesmente uma opinião contrária, ou até mesmo uma opinião favorável, pode exprimi-la livremente na caixa de comentários. Também eles serão guardados para a posteridade e mostrados aos netos.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home