Tuesday, April 01, 2008

Pró-propinas

3 Comments:

Blogger José Leal said...

Estar a pagar as despesas de cidadãos maiores de idade que decidem por si o que fazer da vida, nunca me pareceu correcto.

Só vai para o ensino superior quem quer. Se não queriam pagar metiam-se a trabalhar ou seguiam a mui nobre carreira militar!

Thursday, April 03, 2008  
Blogger JDC said...

Caro José Leal:

Eu sou estudante universitário, pago propinas e acho bem. No entanto, não é bem só "Só vai para o ensino superior quem quer".

O Estado, ao comparticipar no nosso curso superior, está a investir na nossa formação que, mais tarde, irá gerar um retorno muito maior. Aliás, um dos grandes problemas da economia portuguesa é a falta de mão-de-obra qualificada. Estamos ainda presos à industria de baixo valor acrescentado que se faz competitiva por salários baixos... Deste modo, o Estado ao investir na nossa formação está a gastar dinheiro que, na verdade, irá gerar um retorno maior.

JDC

Thursday, April 03, 2008  
Blogger José Leal said...

Caro homem sem medo,

Claro que eu estou a exagerar.

Mas na verdade a partir dos 18 anos o individuo torna-se um cidadão de pleno direito e responsbilidades.

Se é verdade que o estado dá uma ajuda para entrar no ensino superior, também não deixa de ser verdade que o estado dá uma ajuda ao jovem que quer iniciar um negócio.

Friday, April 04, 2008  

Post a Comment

<< Home