Sunday, January 27, 2008

Dia do Holocausto

Hoje comemora-se o dia do Holocausto Judeu. Há serviços inter-religiosos um pouco por toda a Grã-Bretanha, na nossa Igreja em Bolton orou-se por todas as vitimas de massacres e genocidios. Algo muito decente da parte dos cristãos. Mas eu pergunto-me: Como é que Deus se sente quando oramos pelas vitimas de genocidios? O mesmo Deus que ordenou aos hebreus no Velho Testamento para acabarem com os povos nativos da palestina, para não deixarem pedra sobre pedra, massacrar mulheres, crianças, animais... menos o ouro, o ouro não, ah e a prostituta Raabe que traiu o seu próprio povo... Josué 6. E não me venham com a desculpa que eles eram pagãos, e receberam a ira de Deus, etc. etc. os povos do Ruanda, Quénia e Timor não iriam gostar muito disso.
Eu pergunto-me: Será que Deus mudou assim tanto? Ou fomos nós que mudámos?

3 Comments:

Blogger Tiago Franco said...

Sei que isto não contribui em nada, mas há matar e matar. Nestes massacres recentes, o que se passou não foi só matança, foi brincar com a comida. Agora só me estou a lembrar da conquista de Jericó, em que o fulano hebreu que se aproveitou do espólio da cidade comeu mais, muito mais.

Sunday, January 27, 2008  
Blogger JDC said...

Acho que podemos lembrar que o Holocausto foi um massacre feito pelo Homem, obscuro, desumano e cruel.
Esses massacres de que falas foram a vontade de Deus (quem realmente a compreende?) e tiveram o seu papel na revelação da Palavra.
Ou seja, não sei como te responder a essa pergunta de maneira a nos convencer a ambos...

JDC

Sunday, January 27, 2008  
Anonymous Anonymous said...

Olá, Alex!

Cá para mim, Deus não deve ter ordenado esses massacres. É uma suspeita, claro.
Se foi mesmo Ele, em prol de um plano maior, espero compreender isso um dia melhor do que hoje. Aliás, hoje não consigo e não quero, acho. Ainda não estou preparado.

Monday, January 28, 2008  

Post a Comment

<< Home