Sunday, October 28, 2007

Os filmes da minha vida...

Desculpem-me se não posto mais vezes mas a minha vida não tem sido propriamente muito interessante e o tempo para postar também não tem sido generoso, isto com alguma letargia (leia-se preguiça) à mistura... enfim.
Resolvi aceder ao desafio do Tiago pelo respeito que ele me merece como (quase único) postador neste blog, e como bom pensador que é, obviamente.
Bem caso não saibam eu sou um fã do cinema italiano em geral e do Giuseppe Tornatore em particular. Deste senhor vi três filmes: o incontornável "Nuovo Cinema Paradiso", "L'uomo delle Stelle" e "Malèna" e posso dizer que gostei dos três mas especialmente dos dois primeiros. A maneira como os italianos misturam o humor, a ternura e a tragédia é verdadeiramente única, quem já viu cinema italiano sabe do que falo...
É claro que a trilogia do "Senhor dos Anéis" também é dos meus favoritos, sendo eu um fã dos livros de J. R. R. Tolkien, e é apenas por esta razão que gosto da Trilogia do Peter Jackson.
Não posso deixar de referir o filme "Münich" de Stephen Spielberg, foi o unico filme que vi por três vezes no cinema. Deixou-me a pensar bastante sobre esta coisa do conflito israelo-palestiniano e principalmente naqueles que mesmo tendo um papel activo (leia-se assassinos de ambos os lados) no mesmo acabam também por sofrer mais do que fisicamente.O olho por olho não é uma fórmula muito bem sucedida... Em comédia o que mais gostei até hoje foi o "Thank you for smoking" de Jason Reitman com Aaron Eckhart no papel principal. Não sei se passou em Portugal, mas é um olhar muito aguçado e politicamente incorrecto sobre como se fazem lobbies (existem profissionais nesta área) nos Estados Unidos, e como se (não) educam as crianças nesse país, criam-se proibições em vez de lhes dar aquilo que é a pedra basilar da liberdade: o direito de escolher.
Enfim há mais filmes da minha vida, mas sinceramente estes são os que me lembro. Uns porque foram vistos recentemente, outros porque realmente são inesquecíveis.... Até à próxima!!




1 Comments:

Blogger Tiago Franco said...

O cinema italiano é para mim um mistério que tem de ser desfeito.
E o Thank You For Smoking escapa-me há já demasiado tempo...

Tuesday, October 30, 2007  

Post a Comment

<< Home