Friday, March 24, 2006

Cofion o Cymru (saudações de Gales)


Pois é, este fim-de-semana estive em Gales a fazer uma pausa nos trabalhos da Universidade. Estava mesmo a precisar de um pouco de descanso e ar puro. E o que é que eu posso dizer desta região semi-autónoma do Reino Unido? Que é pitoresca? Sim, é pitoresca com a casa mais pequena da Grã-Bretanha, a aldeia com o nome mais comprido do mundo (tudo coisas dignas de figurar nessa grande referencia do bizarro e do insólito que se chama Guiness Book); Aigrejadesantamarianacovadaaveleirabrancajuntoaoforteremoinhoeaigrejadetysiliojuntoàcavernavermelha.
Ora ninguém escreve que vive num lugar destes juntando as palavras todas numa só. Ou a gramática galesa é muito traiçoeira ou cheira-me que algum chico-esperto se aproveitou do comprimento do nome da dita aldeia para vender postais junto à estação de caminho de ferro. Sim, porque a unica coisa que esta aldeia tem para ver é a estação e a dita loja que se situa junto à estação. Esta loja não só vende postais como também artigos tipicos galeses e outras bugigangas que o incauto turista sem mais nada para ver se não o singular topónimo, irá comprar. Mas Gales tem mais coisas para ver e se um dia cá vierem, visitem as montanhas de Snowdon. Vale a pena contemplar esta verdadeira maravilha da natureza. No meio desta terra quase plana erguem-se estas montanhas cobertas de neve que me fizeram lembrar à primeira vista as montanhas dos anões do senhor dos anéis. Especialmente naquela parte em que a irmandade sai das cavernas sem o seu mentor, o feiticeiro Gandalf. Disto sim, eu gostei.
Tal como em Portugal, Gales tem muitos castelos e ainda com a sua configuração original (ver post sobre Nottingham), e algumas cidades como Conwy ainda tem as muralhas praticamente intactas. A diferença é que estes senhores feudais ao contrário dos nossos construiam os castelos em zonas baixas. No entanto porque os sistemas defensivos tinham de ser mais complexos (fossos, muralhas duplas e labirintos), os castelos de Gales como o de Beaumaris eram extremamente caros e levavam muitos anos a serem completados, com os riscos obvios que isso acarretava. No entanto é considerado o castelo mais perfeito do ponto de vista defensivo em toda a Grã-Bretanha. Foi mandado construir a partir de 1295 pelo rei Edward I. E depois digam que a cultura anglo-saxónica não presta! Fiquem bem!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home